No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado no dia 23/3, considera-se, também, lembrar sobre a tubercoluse de orelha. Vamos saber mais?

A literatura médica fala que a otite média tuberculosa é uma causa rara de infecção crônica supurativa da orelha média e mastóide, e os fatores predisponentes foram pouco referidos. Em nosso país há um aumento da incidência de tuberculose, inclusive de formas raras como a otite média tuberculosa.

Esses pacientes classicamente têm múltiplas perfurações da membrana timpânica e otorréia, associada à perda auditiva progressiva. O diagnóstico deve ser aventado nos pacientes com otite que não responde a terapia de rotina, seja por fungo da orelha externa ou bacteriana da orelha média.

Os autores da literatura médica existente apresentam, em estudo retrospectivo, quatro pacientes com otite média tuberculosas, sendo duas médicas, uma engenheira química e um menor com casos de tuberculose ativa na família, sendo, portanto, fatores predisponentes o contato familiar com tuberculoso, contato profissional e exposição a agressores de vias aéreas.

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.

O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza e má distribuição de renda, a AIDS, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional.

Sinais e sintomas mais frequentes:

– tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;
– cansaço excessivo e prostração;
– febre baixa geralmente no período da tarde;
– suor noturno;
– falta de apetite;
– emagrecimento acentuado;
– rouquidão.

Alguns pacientes, entretanto, não exibem nenhum indício da doença, enquanto outros apresentam sintomas aparentemente simples, que não são percebidos durante alguns meses. Pode ser confundida com uma gripe, por exemplo, e evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas. A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.

Prevenção e tratamento:

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

Quanto custa pronto atendimento otorrino ?

Tem plano de saúde ou convênio?

Confira AQUI os convênios e planos de saúde aceitos pela Clínica Otomax.
Ainda tem dúvidas? Estamos prontos pra falar com você, CLIQUE AQUI.

SOBRE A CLÍNICA OTOMAX

Fundado em 2017, a Clínica Otomax possui mais de quatro anos de tradição no atendimento especializado em ouvido, nariz e garganta e, durante sua trajetória, ampliou sua competência para outros segmentos, com destaque para Alergia Respiratória, Imunologia e Distúrbios do Sono.

Nossos médicos acompanham e executam cirurgias como: cirurgia de adenoide, desvio de septo, rinoplastia, entre outras.

Em localização privilegiada na capital cearense, no RioMar Trade Center, integrado ao Shopping RioMar Papicu, a Clínica Otomax possui espaço moderno, confortável, seguro, corpo médico reconhecido por sua excelência, humanidade e profissionalismo no cuidado com o paciente.

Além de consultas agendadas e serviço de pronto atendimento, a Clínica Otomax dispõe, na mesma localização, cerca de 10 tipos de exames especializados e a possibilidade de telemedicina (atendimento médico online), otimizando assim o tempo do paciente.

Referência em seu segmento e com alta resolutividade, conta com uma vasta rede credenciada no atendimento de planos de saúde e convênios.

Fontes: Assistência Multidisciplinar de Saúde, Ministério da Saúde, ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial