Como diferenciar os sintomas do Coronavírus de outras doenças virais?

10 de abril de 2020 Clínica Otomax0
coronavírus_-1024x683.png

O COVID-19 (coronavírus) ficou muito conhecido pela sua capacidade de transmissão  na China e se espalhou pelo mundo, causando a pandemia que estamos vivendo atualmente.

O novo coronavírus possui sintomas semelhantes ao resfriado e gripe. E, por causa dessa condição, muitos pacientes se confundem em relação ao diagnóstico da doença. A Clínica Otomax, preocupada com a sua saúde, vem lhe dar dicas para diferenciar os sintomas e como reagir caso sinta indícios dessas doenças virais.

 

Você deve ficar atento aos sintomas como dor de cabeça, febre, dor no corpo, corrimento nasal e tosse, sendo estes os principais alertas das síndromes gripais.

Entenda os sintomas e particularidades de cada doença

Gripe, resfriado e coronavírus são três doenças causadas por vírus, mas cada uma delas é desencadeada por um agente etiológico diferente. Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, explicaremos a diferença entre as doenças virais.

O indício de nariz entupido aparece frequentemente em resfriados, às vezes em gripes e, raramente nos casos de coronavírus. A dor de cabeça é rara em resfriados, comum em gripes e pode surgir no coronavírus. Os espirros são bastante comuns em resfriados, mas raros em gripe e em coronavírus.

As três doenças são transmitidas por meio de gotículas eliminadas pelo doente ao tossir, espirrar ou falar. Uma pessoa saudável, pode ser infectada quando entra em contato com a secreção do doente, sendo as mãos um dos veículos de transmissão.

Fonte: Ministério da Saúde

Destacamos que a febre é rara em casos de resfriado, mas pode ocorrer em casos de gripe e COVID-19. A falta de ar é um sintoma raro, pode ocorrer no coronavírus, mas é bastante raro em casos de gripe e resfriado.

Previna-se dos vírus.

Independente de resfriado, gripe ou coronavírus, previna-se,  cuide da sua saúde. Como ambas as doenças são causadas por vírus, elas apresentam formas de transmissão semelhantes, então as maneiras de prevenção também são parecidas.

Confira as formas de prevenção:

  •         Lave as mãos utilizando água e sabão, quando estiver em outro local que não possa lavar as mãos, opte pela higienização com álcool em gel;
  •         Não toque os olhos, nariz ou boca sem higienizar as mãos;
  •         Evite o contato com as pessoas que apresentem os sintomas virais;
  •         Fique distante das aglomerações, pois há uma possibilidade maior de você ser infectado;
  •         Mantenha o ambiente da sua casa sempre limpo e arejado;
  •         Faça a higienização de objetos que você usa com frequência, por exemplo, seu celular;
  •         Não compartilhe objetos pessoais.

 

Saiba como agir diante dos sintomas

Você apresenta algum dos sintomas abaixo?

  •         Tosse;
  •         Febre;
  •         Dor de cabeça;
  •         Coriza ou obstrução nasal;
  •         Dores no corpo.

Ao sentir os sintomas, o mais indicado é fazer uma triagem antes de se dirigir ao pronto atendimento. No site CoronaBR, você passa por uma avaliação on-line com atendimento virtual. Após responder algumas perguntas sobre seus sintomas, você poderá verificar se  é realmente necessário se dirigir ao hospital ou tomar cuidados especiais em casa.

Agende uma consulta

Como prevenção das doenças comuns no período chuvoso, como as doenças virais, temos outros conteúdos referentes aos problemas de saúde causados por vírus e que podem comprometer o sistema respiratório. Confira como se prevenir de doenças respiratórias.

Mantenha os cuidados de prevenção com a sua saúde ao apresentar sintomas recorrentes busque a orientação de um especialista. 

Na Clínica Otomax, contamos com otorrinolaringologistas especializados, um centro de exames próprio, testes e tratamentos para melhorar sua qualidade de vida.

Agende sua consulta.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


logo-branca

Endereço: R. Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu, Salas 1813 a 1816 / Fortaleza - CE, 60175-055

Entre em contato

85 2180-9880

Marque sua consulta

Otomax ® - 2022 - Todos os direitos reservados

Diretor Clínico: Dr. Franzé Barros de Oliveira (CRM 11793)