Atrados, alterações de cor e fluxo na mestrução estão sendo relatadas por mulheres que tomaram a vacina contra o COVID.

Mas, estas alterações em ciclo mesntrual após vacina do Covid são passageiras, diz estudo. Um estudo publicado, em Janeiro de 2021, no periódico ciêntifico Obstretics & Gynecologi fudamenta relatos empiricos de mulheres que tiveram, de alguma forma, seu ciclo mestrual alterado após a vacina contra o Covid.

“O estudo fundamenta a ideia de que há algo de real acontecendo”, disse o Dr. Hugh Taylor, diretor do departamento de obstetrícia, ginecologia e ciências reprodutivas da Escola Yale de Medicina.

As modificações constatadas no estudo não foram significativas e que parecem ser transitórias. “Queremos dissuadir as pessoas de acreditar nos mitos falsos que circulam aí fora sobre efeitos sobre a fertilidade”, disse Taylor.

O médico falou ainda que “um ou dois ciclos em que a menstruação difere um pouco do habitual podem ser irritantes, mas não vão prejudicar ninguém de maneira médica.”

Uma desvantagem séria do estudo, que enfocou mulheres residentes nos Estados Unidos, é que a amostra não foi nacionalmente representativa e não pôde ser generalizada para a população como um todo.

Não está claro por que o ciclo menstrual pode ser afetado pela vacinação, mas a maioria das mulheres com menstruação normal ocasionalmente tem um ciclo incomum ou uma menstruação que não acontece. Hormônios liberados pelo hipotálamo, a glândula pituitária e os ovários regulam o ciclo menstrual e podem ser afetados por fatores ambientais, fatores de estresse e mudanças na vida.

Os autores disseram ainda que as mudanças observadas no estudo não foram causadas por condições ligadas à pandemia, dado que as mulheres do grupo não vacinado também estavam vivendo na pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir