É muito importante nos atentarmos para a importância do sentido da audição para o desenvolvimento da criança, bem como seu papel na inclusão social. O diagnóstico precoce da perda auditiva na infância pode ser realizado de forma muito precoce através de uma triagem neonatal auditiva, por um exame popularmente conhecido como teste da orelhinha (Emissões Otoacústicas).

 

É um exame que pode ser feito ainda na maternidade, no segundo ou terceiro dia de vida do bebê.É indolor, rápido, e realizado com o bebê dormindo.São realizados estímulos sonoros leves nos ouvidos e medidos o retorno desses estímulos no ouvido interno.

Também pode ser realizado em consultório de otorrinolaringologia, lembrando que deve ser realizados em todas as crianças até o terceiro mês de vida. O índice de alteração gira em torno de 3 a cada 1000 nascidos vivos, enquanto que o teste do pezinho(que detecta anemia falciforme)a taxa é muito menor ,1 alteração a cada 10000 bebês nascidos.

As maiores causas de perda auditivas na infância são as malformações congênitas, doenças genéticas, e infecciosas que atingem as gestantes, como Rubéola, e Toxoplasmose. O diagnóstico precoce permite que a criança tenha um desenvolvimento neuopsicomotor e aquisição da fala mais próximo do normal.O sentido da audição começa a amadurecer a partir do 5 mês de gestação e se desenvolve intensamente nos primeiros mêses de vida.

Quando o bebê não passa no teste da orelhinha, deve-se fazer um exame mais elaborado chamado PEATE(BERA), sigla que significa Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico.Além de confirmar a perda auditiva, ele também quantifica ,e detecta seu limiar auditivo.

O dia 26 de Setembro é o Dia Nacional do Surdo, uma data importante para alertamos a sociedade para prevenção da surdez ,e a luta pela inclusão social no nosso país!

Por Dr. Murillo Paura Peres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir