Marcado pelo grito mundial para a conscientização do câncer em crianças e adolescentes e, o dia 15 de fevereiro foi instituído pela Childhood Cancer International (CCI)1 desde 2001, tem como objetivo educar o público em geral e profissionais de saúde sobre o câncer infantojuvenil, favorecendo o acesso desta população aos melhores tratamentos e medicamentos, em qua

Neste ano de 2022, completa sua 21ª edição.

Glioma em destaque

Sabemos que os tumores cerebrais podem se formar praticamente em qualquer tipo de tecido ou célula do cérebro e da medula espinhal. Alguns tumores têm uma mistura de vários tipos de células.

Os tumores cerebrais em crianças se desenvolvem geralmente na parte inferior do SNC, como cerebelo e tronco cerebral, mas também podem começar na parte superior acometendo o cérebro.

Em ascenção por buscas na internet, o tipo de tumor “Glioma” vem sendo pesquisado constantemente, hoje vamos entender mais sobre este tipo de tumor.

Gliomas

Glioma é um termo geral para um grupo de tumores que se iniciam em células gliais. Vários tipos de tumores podem ser considerados gliomas, como o glioblastoma (glioblastoma multiforme), astrocitomas, oligodendrogliomas, ependimomas, glioma de tronco encefálico e glioma óptico. A maioria dos tumores cerebrais em crianças são gliomas.

Gliomas Mistos

Estes tumores contêm mais do que um tipo de célula. Por exemplo, os oligoastrocitomas têm células do oligodendrogliomas como dos astrocitomas. O tratamento é baseado no componente de crescimento mais acelerado do tumor.

Quando devo consultar um Otorrinolaringologista?

Gliomas do Tronco Encefálico

Este termo se refere à localização do tumor, em vez do tipo de célula em que se inicia. Um pequeno número de gliomas do tronco encefálico ocorre como um tumor com bordas distintas, denominado glioma focal do tronco encefálico. Mais frequentemente, os gliomas de tronco encefálico crescem difusamente através do tronco cerebral, em vez de crescer como um tumor focal. Estes tumores começam frequentemente nas pontes do cérebro, onde são denominados gliomas pontinos intrínsecos difusos (DIPGs).

Cerca de 10% a 20% dos tumores cerebrais em crianças são gliomas de tronco encefálico. Quase todos esses tumores são um tipo de astrocitoma.

Afinal, o que o médico otorrino cuida

Mais informações sobre o tema:

Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica

INCA – Instituto Nacional de Câncer

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir