Infecções virais de vias aéreas superiores

5 de março de 2018 Clínica Otomax0

As infecções virais das vias aéreas superiores (IVAS) são as doenças mais comuns que afeta os seres humanos.

Enquanto os adultos desenvolvem 2 a 5 episódios de infecções virais no ano, as crianças em idade escolar podem desenvolver de 7 a 10 episódios no decorrer do ano.

Até 2% das IVAS evoluem para uma rinossinusite bacteriana. A grande maioria, perto de 90%, das rinossinusites bacterianas são precedidas por uma virose.

O resfriado comum ou uma gripe ainda podem evoluir para otite (inflamação do ouvido), faringoamigdalite, laringite e pneumonia.

A idade, estado fisiológico e imunológico do paciente são determinantes para a modulação da extensão da doença apresentada. A depender desses fatores, a infecção pode apresentar-se assintomática ou até levar o paciente ao óbito. Normalmente as infecções virais são autolimitadas.

Diferenças na apresentação clínica são importantes para se definir um diagnóstico de infecções virais e apontar o provável agente causal, desta maneira, conduzindo de forma correta e resolutiva o tratamento.

Medidas para controle da disseminação das IVAS são importantíssimas: evitar aglomerações, lavar sempre as mãos, evitar tossir ou espirrar sem proteção, procurar orientação médica e o correto seguimento até a cura da enfermidade.

Dr. Murillo Paura Peres Filho
CRM 14.547 CE