Você sabia que o diabetes pode afetar gradativamente a audição? Pesquisas apontam que os portadores de diabetes, independentemente da idade, apresentam mais problemas auditivos que o resto da população. Veja como a doença está relacionada com a perda auditiva.

O diabetes influencia a saúde do ouvido devido a três fatores principais, são eles:

  1. Os níveis elevados de glicose no sangue causam alterações químicas nos nervos e vasos sanguíneos do ouvido interno, afetando a capacidade de transmissão do som;
  2. A sensibilidade a determinados materiais utilizados na produção de aparelhos auditivos é alterada pela diabetes, levando ao desenvolvimento de infecções no canal auditivo;
  3. A diabetes provoca a perda de células capilares no ouvido interno e o estreitamento das paredes da cóclea, que são essenciais para a audição e equilíbrio.

A perda auditiva como consequência do diabetes é gradativa, por isso, muitas pessoas demoram para percebê-la. O ideal é ir ao otorrinolaringologista e realizar exames auditivos anualmente para acompanhar a saúde da audição.

Tipos de perda auditiva

A perda auditiva é classificada em dois tipos. A perda auditiva condutora pode ser adquirida de diversas maneiras e é corrigível. Ferimentos no tímpano, infecções no ouvido ou cera de ouvido entupindo o conduto, impedindo que o som seja transmitido para o cérebro.

O segundo tipo é a perda auditiva neurossensorial. Essa perda é caracterizada pela falha do nervo auditivo, mesmo que o som atinja o ouvido interno, ele não envia o impulso para o cérebro. Sua causa pode ser infecção viral, barulho muito alto ou efeitos colaterais de medicamentos.

Cuidados essenciais para evitar a perda auditiva

É indispensável cuidar da saúde de maneira preventiva. Busque controlar o diabetes e procurar um otorrinolaringologista para realizar exames auditivos. É possível levar uma vida saudável e monitorar os danos que o diabetes pode causar a audição.

Para a administração do diabetes, é essencial fazer uma dieta adequada, cortar o açúcar da alimentação e praticar exercícios físicos. Para proteger a audição, é fundamental o acompanhamento com o especialista em otorrinolaringologia.

Procure um otorrinolaringologista e preze pela saúde dos seus ouvidos. A Clínica Otomax dispõe de uma moderna estrutura de otorrinolaringologia especializada, centro de exames próprio e profissionais qualificados. Agende sua consulta!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir