Dia da Tontura destaca sinal de atenção para doenças graves e relembra banalização do termo “labirintite”

22 de abril de 2021 by Clínica Otomax0
Tontura-1024x583.png

Sinal amarelo para diversas doenças de causas cerebrais, metabólicas (como o diabetes), doenças tireoidianas, colesterol alto, problemas na coluna cervical, pressão alta e dieta desregrada, a tontura é um sintoma que, comumente, passa minimizada por quem a sente. Por este motivo, o Dia da Tontura, lembrado nesta quinta-feira, 22, destaca a importância de estar atento à nossa saúde.

De acordo com o Dr. Franzé Barros de Oliveira, médico otorrinolaringologista da Clínica Otomax e presidente da Cooperativa de Otorrinolaringologia do Estado do Ceará, várias doenças podem causar tonturas, entre elas – também – as labirintites, mas o médico alerta contra o errado diagnóstico do problema. “Labirintite verdadeira é uma doença menos comum e apenas o médico otorrino pode diagnosticá-la corretamente. É comum (e errado) responsabilizar previamente a labirintite pela tontura, que, como já mencionamos, pode ser um sintoma de outras doenças. Medicação pra algo que não está corretamente diagnosticado – então – nem pensar!”, diz Dr. Franzé.

Portanto, se você conhece alguém que recebeu essa avaliação de labirintite, convide-a para saber mais sobre o assunto com um médico especialista.

Tontura afeta até 30% da população mundial

Pesquisas de 2019 da Organização Mundial de Saúde dão conta de que cerca de 30% da população mundial sofre de tontura ao longo da vida. Em São Paulo, por exemplo, a prevalência do sintoma, também conhecido como vertigem, era de 42% na população adulta, segundo estudo realizado em 2013 e publicado pela Revista Brasileira de Otorrinolaringologia. Apenas 46% dos pacientes da pesquisa procuraram um médico. Ou seja, menos da metade.

SAIBA MAIS

  • De forma rápida e objetiva, a definição de labirintite é: inflamação do labirinto;
  • Órgão sensorial que detecta os movimentos feitos pelo ser humano, labirinto é o nome da parte interna do ouvido;
  • Detectar movimentos é um sentido, assim como visão, olfato, audição, tato e paladar.

Acesse http://www.clinicaotomax.com.br/blog para saber mais sobre o assunto.

SOBRE A CLÍNICA OTOMAX

Fundado em 2017, a Clínica Otomax possui mais de quatro anos de tradição no atendimento especializado em ouvido, nariz e garganta e, durante sua trajetória, ampliou sua competência para outros segmentos, com destaque para Alergia Respiratória, Imunologia e Distúrbios do Sono. Nossos médicos acompanham e executam cirurgias como: cirurgia de adenoide, desvio de septo, rinoplastia, entre outras.

Em localização privilegiada na capital cearense, no RioMar Trade Center, integrado ao Shopping RioMar Papicu, a Clínica Otomax possui espaço moderno, confortável, seguro, corpo médico reconhecido por sua excelência, humanidade e profissionalismo no cuidado com o paciente. Além de consultas agendadas e serviço de pronto atendimento, a Clínica Otomax dispõe, na mesma localização, cerca de 10 tipos de exames especializados e a possibilidade de tele-medicina (atendimento médico online), otimizando assim o tempo do paciente.

Referência em seu segmento e com alta resolutividade, conta com uma vasta rede credenciada no atendimento de planos de saúde e convênios.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


logo-branca

Endereço: R. Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu, Salas 1813 a 1816 / Fortaleza - CE, 60175-055

Entre em contato

85 2180-9880

Marque sua consulta

Otomax ® - 2022 - Todos os direitos reservados

Diretor Clínico: Dr. Franzé Barros de Oliveira (CRM 11793)