A tosse pode ser considerada um mecanismo de defesa e de limpeza do organismo. Quando o problema persiste, no entanto, é sinal de que pode ser algo mais grave.

De acordo com o médico otorrinolaringologista, Dr. Mauro Sampaio, nem sempre é fácil identificar qual é a origem da tosse – que pode ser alérgica ou infecciosa –, mas é exatamente por isso que a supervisão de um médico é fundamental, para que o tratamento indicado seja o mais adequado.

Mas para ajudar a entender a diferença entre os sintomas, uma dica do Dr. Mauro Sampaio é lembrar que a tosse tem mais probalididades de se tornar um sintoma da gripe quando aparece junto a um quadro nasal de obstrução, coriza, espirros e febre. Este quadro ainda pode ser associado ou não a outros sintomas como dor de garganta.

O médico ainda explica que a tosse pode ser relacionada a problemas de refluxo gastresofágico, por exemplo. Além disso, se ela for ‘seca’ e piorar sempre ao deitar ou se vier acompanhada de falta de ar e chiado no peito, pode ser sintoma de uma crise de asma.

“O maior ponto de atenção deve ficar por conta da pneumonia, pois ela pode representar a piora de quadros crônicos respiratórios ou mesmo de uma sinusite. O diagnostico deve ser rápido, pois essa patologia é responsável por uma boa parcela da morte de adultos e idosos”, diz.

Após o correto diagnóstico, o tratamento das complicações é geralmente feito com antibióticos, por um período de sete a 10 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir