O período chuvoso se aproxima e, com ele, as gripes e alergias respiratórias. Para quem tem rinite alérgica, este período favorece a circulação de vírus e bactérias causando o agravamento da doença. Para amenizar os sintomas da rinite, separamos algumas dicas para aliviar as ocorrências das crises alérgicas.

A rinite alérgica trata-se de uma inflamação aguda ou crônica do seio nasal, não contagiosa. A doença é caracterizada pela predisposição genética e está atrelada à asma, conjuntivite, dermatite, prurido, corrimento nasal, olhos vermelhos e lacrimejando. Os espirros são constantes e as crises podem durar mais de três meses.

Alguns contatos são prejudiciais e desencadeiam a crise. Se você possui a doença, mantenha-se longe da poeira, fungos, ácaros, perfumes de cheiro forte, saliva de animais, fumaça de cigarro, produtos de limpeza que contém cheiro forte.

Aprenda a aliviar as ocorrências da rinite alérgica

A rinite alérgica não tem cura. Portanto, listamos alguns métodos preventivos para evitar uma crise alérgica. Veja a seguir 07 dicas para amenizar os sintomas da rinite:

  • Evite cheiros fortes de produtos de limpeza e perfumes;
  • Lave o nariz com soro fisiológico;
  • Mantenha o ambiente limpo. Evite o acúmulo de poeira e ácaros, especialmente em ar-condicionado e ventilador;
  • Evite o cigarro. Ele provoca a piora de alergias respiratórias;
  • Não evite espirros, pois pode causar sangramentos nasais ou ruptura de membrana timpânica pela saída do ar pela tuba auditiva;
  • Tenha uma alimentação balanceada;
  • Não tome banhos extremamente quentes, a oscilação brusca de temperaturas desencadeia uma reação alérgica.
  • Não se automedique. Busque um especialista em otorrinolaringologia e realize uma consulta;

Agende uma consulta

Realize exames periódicos e tenha cuidado com a sua saúde. Se você tem rinite e sente alguns destes sintomas, procure um otorrinolaringologista para lhe ajudar a lidar com as crises. A Clínica Otomax dispõe de profissionais capacitados e centro de exames próprios. Agende sua consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir