05 principais causas da perda da auditiva

16 de outubro de 2019 Clínica Otomax0
Perda-auditiva-1024x683.png

A audição é um dos principais sentidos do ser humano. Um dos fenômenos mais delicados responsável por diversos processos cognitivos. Sentido esse que deve receber os devidos cuidados para preservá-lo, pois existem vários fatores que podem causar a perda auditiva.

Nesses casos é importante buscar a orientação de um especialista em otorrinolaringologia para conhecer as causas, sintomas e tratamento para cada diagnóstico.

Entre as principais causas da perda auditiva estão aquelas relacionadas ao avanço da idade, assim como o uso excessivo de tecnologia por jovens e exposição a altos ruídos.

 

Principais causas

 

01 – Perda auditiva relacionada ao avanço da idade

 

A perda auditiva ocorre quando não conseguimos ouvir corretamente com um ou ambos os ouvidos. Uma das principais causas está associada ao envelhecimento.

Ao envelhecer ocorre a morte de algumas células auditivas a partir da quinta ou sexta década. Alguns componentes genéticos e fatores de risco podem contribuir, tais como: diabetes, pressão alta, tabagismo e uso excessivo de álcool que podem acelerar todo esse processo denominado presbiacusia.

O descuido que pode agravar e levar à surdez definitiva está relacionada a procura tardia de um especialista em otorrinolaringologia. Dados da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia apontam que em média a procura ocorre apenas com sete anos após apresentarem os primeiros sintomas.

 

02 – Perda auditiva induzida por ruídos

 

A exposição à ruídos podem ocasionar a perda gradativa da audição.  Barulhos intensos no ambiente de trabalho como máquinas, furadeiras, guitarras, baterias e afins podem ser alguns do exemplos.

Uma atitude e prática que deve ser uma rotina e é uma das orientações da segurança do trabalho é o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Valorize a qualidade da sua audição: faça o uso de protetor auricular. Se você perceber algum distúrbio ou dificuldades para ouvir busque a orientação de um otorrinolaringologista.

 

03 – Perda auditiva por uso indevido das tecnologias

 

O uso excessivo e de forma abusiva das tecnologias vêm contribuindo para a perda auditiva de muitos jovens. Um dos grandes vilões da saúde auditiva está no uso abusivo de fones de ouvido, muitos apresentam volumes altíssimos que danificam a audição, muitas vezes de forma definitiva.

A orientação a ser seguida é sempre manter o volume em escala agradável, uma dica: se o seu som pode ser percebido por quem está por perto é um sinal de alerta, diminua o som e preserve a sua audição. Ao perceber qualquer modificação ou dificuldades para ouvir busque a orientação de um otorrinolaringologista. Quanto mais cedo houver o diagnóstico melhor será para iniciar um tratamento para evitar a perda auditiva definitiva.

 

04 – Perda auditiva relacionada à infecções

 

Uma das causas da perda auditiva são as infecções, tais como a otite. Infecções causadas por bactérias ou vírus, que apresentam sintomas de algumas doenças como uma gripe forte que podem causar a perda definitiva da audição.

O acúmulo de líquido ou de impurezas facilita a inflamação, gerando vários incômodos e dor. Em casos de infecções, alergias, gripe, resfriados ou casos de otites é essencial consultar um especialista em otorrinolaringologia para identificar a causa e indicar o melhor tratamento a ser seguido.  

 

05 – Perda auditiva e perfuração do tímpano

 

Uma das causas da perda auditiva está relacionada a perfuração do tímpano por hábitos e atitudes incorretas e nada saudáveis contra o órgão. Tais como o uso de materiais pontiagudos como tampa de caneta, grampo de cabelo para a limpeza.

Porém, entre as principais causas da perfuração do tímpano está relacionado a otite média em razão de infecções. Entre os sintomas que devem ser observados estão dor intensa, sangramento, coceira, zumbidos diminuição da audição e presença de secreção  amarelada. Nesse caso a orientação é procurar um otorrinolaringologista assim que os primeiros sintomas surgirem.

 

Agende uma consulta

 

Você consegue identificar alguns dos sintomas? Agende uma consulta e tenha a orientação de um otorrinolaringologista para identificar as causas da sua perda auditiva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


logo-branca

Endereço: R. Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu, Salas 1813 a 1816 / Fortaleza - CE, 60175-055

Entre em contato

85 2180-9880

Marque sua consulta

Otomax ® - 2022 - Todos os direitos reservados

Diretor Clínico: Dr. Franzé Barros de Oliveira (CRM 11793)