05 maneiras de evitar alergia respiratória em crianças

17 de abril de 2020 Clínica Otomax0
alergia-respiratória.jpg

A alergia respiratória em crianças pode causar muitas preocupações para os pais que veem seus filhos sofrerem com crises que podem ser agravadas. Nesse caso, a atenção deve ser redobrada, pois, às vezes, simples alergias podem desencadear problemas mais sérios de saúde.

A alergia respiratória trata-se de uma resposta  do organismo quando o indivíduo se expõe a um fator desencadeante. Nas crianças, podem afetar o desenvolvimento e atrapalhar o rendimento escolar.

Conheça as alergias respiratórias mais comuns na infância

A asma e a rinite são dois problemas comuns em crianças. Pela exposição a ambientes com ácaros, poeira, pólens de plantas e pelos de animais, as crianças ficam mais propensas a adquirirem estes dois tipos de alergia.

A asma é uma doença inflamatória das vias aéreas, pode ser revertida naturalmente ou com tratamento. Durante a crise asmática, os brônquios se inflamam e ocasionam a redução de passagem do ar, também ocorrem sintomas como tosse, falta de ar, aperto e chiado no peito. Na circunstância, expirar é mais difícil que inspirar, uma vez que o ar permanece nos pulmões provocando sensação de sufoco.

O nariz é a entrada de substâncias carregadas pelo ar, ele filtra as impurezas e umidifica ou aquece o ar que vai chegar aos pulmões. A rinite alérgica é uma inflamação nas mucosas do nariz, sendo uma reação do corpo contra as partículas inaladas. Os principais sintomas são coriza, espirros, coceira no nariz e obstrução nasal.

Fique atento aos sintomas das alergias respiratórias

As alergias respiratórias são parecidas e, por isso, possuem sintomas semelhantes que precisam de atenção: 

  •         Espirros;
  •         Coceira no nariz;
  •         Coceira nos olhos (às vezes pode ocorrer vermelhidão);
  •         Coriza;
  •         Tosse seca (principalmente no período noturno);
  •         Falta de ar.

Se seu filho já apresentou mais de dois desses sintomas, ele pode estar com algum tipo de alergia respiratória e a melhor opção é busca a orientação de um otorrinolaringologista. Ao ir no especialista, o diagnóstico será realizado e o tratamento aliviará os sintomas que podem ser intensos no período da crise alérgica.

Confira os cuidados necessários para evitar as alergias respiratórias

No ambiente onde existe a  presença das crianças, geralmente têm urso de pelúcia e brinquedos que podem acumular poeira. O acúmulo de ácaros e poeira é um dos principais fatores da manifestação alérgica.

Tenha os seguintes cuidados:

  •         Troque e lave a roupa de cama semanalmente, para evitar os ácaros;
  •         Mantenha os ambientes arejados e expostos ao sol sempre que possível;
  •         Utilize pano úmido ou aspirador, para que a limpeza não espalhe a poeira;
  •         Não deixe muitos ursinhos de pelúcia no quarto das crianças;
  •         Se usar tapetes e cortinas que possam acumular muito pó, limpe-os periodicamente.

Com essas maneiras de prevenção, as alergias não acontecerão facilmente e o bem-estar da sua família estará garantido.

Quando procurar atendimento?

As alergias respiratórias causam muito incômodo, principalmente em crianças. Quando houver queixa dos sintomas, é essencial buscar a orientação de um  otorrinolaringologista para a realização do tratamento adequado.

Agende uma consulta.

 Na Clínica Otomax, nós temos os melhores especialistas em otorrinolaringologia que estão sempre prontos para atender você e sua família.

Agende sua consulta. 

Você ainda tem dúvidas sobre medidas preventivas que podem ser adotadas? Como ainda estamos na estação chuvosa, temos outros conteúdos referentes a doenças respiratórias que você não pode deixar de ler. Confira como se prevenir das doenças respiratórias no período chuvoso

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


logo-branca

Endereço: R. Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu, Salas 1813 a 1816 / Fortaleza - CE, 60175-055

Entre em contato

85 2180-9880

Marque sua consulta

Otomax ® - 2022 - Todos os direitos reservados

Diretor Clínico: Dr. Franzé Barros de Oliveira (CRM 11793)